Seis maneiras em que a psicoterapia pode ser invalidante

A psicoterapia pode ser um espaço em que podemos falar livremente, nos expor, sem o receio de sermos julgados. É um ambiente em que temos a possibilidade de abandonar, ainda que brevemente, as pressões sociais, as identidades que somos forçados a abraçar, as expectativas que recaem sobre nossos ombros. Só estar num lugar livre como esse já tem um efeito terapêutico, e há quem arrisque dizer que esse é, no fim das contas, o principal benefício da terapia.

Entretanto, nem sempre o espaço terapêutico é constituído dessa forma. Ou por inabilidade do terapeuta — e reconheço que posso ter falhado nisso com algumas pessoas que já atendi — ou especialmente por desinformação e ausência de crítica. A maior parte das formações em psicologia e dos cursos de especialização não constroem uma visão crítica sobre a lógica que há por trás dos tratamentos psicológicos. Tanto os transtornos mentais como seus tratamentos são vistos como “neutros” e “científicos”. Entretanto, se adotamos a perspectiva de que o sofrimento psicológico não é uma “doença” tal qual uma tuberculose, estando ligado a questões sociais e contextuais, a forma de enxergá-lo vai necessariamente implicar num posicionamento frente a esses fatores. Consequentemente, ao não se dar conta das lógicas implícitas nos modelos de “tratamento” o psicólogo estará endossando uma certa perspectiva sem nem perceber.

Como resultado, a psicoterapia, em vez de um espaço de abertura e segurança, pode se tornar um ambiente invalidante para a pessoa que é atendida e, às vezes, até coercitivo. Vejamos algumas formas em que isso pode acontecer.

  1. Achar que a pessoa precisa se encaixar num modelo de “funcionamento”

Quando encaramos o sofrimento psicológico como uma “doença” comum, acreditamos que a “cura” é fazer a pessoa voltar a algum tipo de “normalidade” — normalidade essa que é ditada por manuais criados por “especialistas” ou baseada na opinião do próprio terapeuta. Isso significa que será construído um molde ideal relacionado aos comportamentos, pensamentos ou sentimentos que a pessoa deve ter, e o objetivo da terapia será fazer com que a pessoa se aproxime ao máximo desse modelo. Muitas vezes não se discute com a pessoa atendida sobre esse ideal, apenas parte-se do pressuposto de que será o melhor pra ela, ou até mesmo que ela não tem condições de participar dessa avaliação. Um exemplo: já vi uma supervisora dizendo a uma terapeuta iniciante que esta deveria convencer sua cliente a não engravidar, pois, segundo a supervisora, a cliente não tinha condições de ter filhos.

  1. Encarando experiências como distorcidas ou disfuncionais

Visão encontrada especialmente na Terapia Cognitivo Comportamental, argumenta que os transtornos mentais são, em sua essência, erros de interpretação. A pessoa sofreria porque interpreta a realidade de maneira errada — as tais distorções cognitivas — e por isso precisaria aprender a enxergar a realidade de uma maneira “adequada”. Embora eu concorde que há um valor terapêutico em tentar ver as coisas como elas são, essa perspectiva pode ser muito invalidante por negar ou diminuir a experiência da pessoa, especialmente ao considerar que as reações emocionais são “exageradas” ou “desproporcionais”. Veja que, para se dizer isso, parte-se da opinião do terapeuta (ou dos livros) sobre o que deveria ser uma reação “adequada” para uma certa situação. Há também, nas entrelinhas, a lógica liberal ocidental de que devemos agir sempre baseados na racionalidade.

  1. Achar que tudo está na sua cabeça

Uma derivação do ponto anterior é que passa-se a ter a ideia de que todos os problemas que a pessoa enfrenta são “coisas da cabeça dela”, ou da sua incapacidade de se relacionar com o mundo de uma forma “correta”. Com isso, é muito fácil que o terapeuta desconsidere contextos históricos, sociais e econômicos na vida da pessoa. Encara-se alguém que está tendo crises de pânico num momento de vida em que sofre assédio do chefe, ganha pouco e trabalha muito como tendo “um padrão de funcionamento ansioso” que precisa ser ajustado. O resultado disso é que a pessoa que já está em sofrimento ainda tem que resolvê-lo, sendo que as causas do seu sofrimento estão fora de seu alcance! Essa perspectiva certamente leva a mais sofrimento, em vez de amenizá-lo.

Veja que também existe, nesse ponto, uma agenda política. Quando se foca no indivíduo e se faz acreditar que está tudo na cabeça dele, ignorando os contextos insalubres em que vivemos, tiramos qualquer possibilidade de questionar esses contextos, e mais ainda de se adotar qualquer tipo de ação para mudá-los.

  1. Culpar a vítima

Algo que vejo com alguma frequência no relato de pessoas em terapia é uma postura de culpabilização, por parte do terapeuta, em relação a algo de negativo pelo qual a pessoa passou. Alguns comentários chegam no ponto de seguir a velha linha do “se você apanhou, é porque alguma coisa deve ter feito”. Eu entendo que há, na psicoterapia, uma ideia de fazer com que a pessoa assuma responsabilidade pelas suas escolhas. Entretanto, caso isso não seja feito com muito cuidado, pode-se acabar culpabilizando pessoas que estão em situações de abuso, violência ou assédio. Mesmo o comentário: “apenas saia da situação”, nem sempre ajuda, pois pode ser difícil para alguém sair de uma situação, por mais abusiva que ela seja, sem ter apoio suficiente. As situações devem ser sempre vistas em sua totalidade, considerando de maneira cuidadosa os contextos em que a pessoa está inserida e entender todas as dificuldades que ela possa ter inclusive para reagir à violência.

  1. Tentar encaixar a pessoa atendida numa visão teórica

Psicoterapeutas amam as suas abordagens. Além de uma identificação pessoal, muitas vezes há um engajamento muito grande com uma linha específica de pensamento, com investimento em cursos, livros, congressos, supervisões. Passa-se a fazer parte de um grupo e esse pertencimento envolve falar no “idioma” da abordagem, com suas terminologias específicas e, é claro, usar as análises e técnicas correspondentes nos atendimentos. O problema é que a realidade está sempre além de qualquer modelo. Faz parte dessa realidade a experiência da pessoa atendida, especialmente em relação ao seu sofrimento. Se o terapeuta está preocupado demais com a sua análise e em como encaixar a pessoa em categorias teóricas ou diagnósticas, pode não estar presente, não estar de fato em sintonia com o que a pessoa está trazendo. Pior ainda é se a análise é invalidante, quando por exemplo culpabiliza indevidamente a pessoa pelo próprio sofrimento. A psicoterapia, para não ser invalidante, precisa colocar a pessoa atendida acima da teoria e da técnica.

  1. Ignorar que a psicoterapia pode ser (e geralmente é) uma relação de poder

A pessoa que procura e faz psicoterapia o faz, costumeiramente, a partir de uma posição de sofrimento, que implica em vulnerabilidade e exposição. O terapeuta, por sua vez, é visto como detentor de conhecimento, soluções e julgamentos clínicos. No geral, aprendemos na nossa formação em psicologia e psicoterapia que devemos falar pouco de nós mesmos. O argumento é que a terapia deve ser voltada para a pessoa atendida, mas acho que o real motivo é que se o terapeuta não se expõe, ele mantém mais facilmente esse lugar de poder. Talvez seja impossível remover totalmente esse componente de poder da relação terapêutica, mas é possível que tanto terapeuta quanto a pessoa atendida tenham consciência dele, pois assim é mais fácil evitar situações de invalidação e coerção por parte do terapeuta.

A maior parte dos terapeutas é bem-intencionada. São movidos por um desejo genuíno de ajudar o outro e são empáticos em relação ao seu sofrimento. Entretanto, as teorias e a formação em psicoterapia não explicitam claramente a relação de poder, o ideal de ser humano e as posições ideológicas e filosóficas por trás das propostas terapêuticas. Muitas delas podem levar a posturas invalidantes ou dificuldades na compreensão real da dor de quem é atendido. Tanto terapeutas quanto quem faz terapia deve estar ciente das maneiras em que ela pode ser benéfica e quando ela pode ser nociva. Apenas com essa consciência e com profissionais e pacientes falando abertamente dessas questões isso será possível.

Foto: Thabita Turner

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *