21 Comentários

  1. Excelente texto e de fácil compreensão. muitas pessoas não vão ao psicologo por receio do que vão encontrar la, esse texto esclarece de forma simples que a terapia não é um bicho de sete cabeças.

  2. olá. eu consultei duas psicologas.uma a terapia é de 50 minutos e a outra é de 30 minutos. isso afeta alguma coisa? minha mae disse que a amiga dela que é psicanalista disse que o tempo nao afeta, mas estou receosa disso e acho melhor que a sessão seja mais longa, pois sinto que vou conseguir discutir mais sobre os meus problemas e tudo isso. o que voce acha? afeta ou nao? pfvr me ajuda

    1. Oi, Jaqueline
      Cada psicólogo tem uma forma de trabalhar. A minha opinião é que você deve procurar aquela com a qual você se sente mais confortável. Se o tempo da sessão é importante pra você, então vale a pena ficar com a que oferece isso da forma que você prefere.

  3. Parabéns, minha filha de 12 anos faz terapia, mas estou decepcionada, como vc explica no texto, o psicólogo fica na sala só com o paciente, no caso da minha filha a psicóloga me chama para ficar junto, não tem privacidade e ainda deixa a porta aberta, sempre tem alguém na sala de espera que ouve tudo, com isso senti uma piora, um constrangimento, ela quer se abrir com psicóla mas nessa situação fica difícil.

  4. Privacidade, creio que maioria das vezes, a privacidade desenvolve a confiança no profissional.
    Se alguém não confia no profissional , que não fique com ele, mude para outro .
    É certo que o paciente esteja seguro de que conversa de coracão aberto será guardada pelo prossional!

  5. Fenomenal! Conseguiu se expressar de forma simples e de fácil compreensão. Parabéns! Por compartilhar seu conhecimento. Creio que tem ajudado muitas pessoas.
    Grata.

  6. Boa noite Rodrigo ? excelente texto “parabéns”, é tão esclarecedor, tanto para quem é profissional ou ate mesmo os leigo, muito bem explicado.

  7. É normal que a psicóloga me deixe falar bastante e ela quase não fala nada?E no final diz até a próxima sessão. .?Eu gostaria de um Norte um direcionamento dela.não se se isso é normal.

    1. Oi, Luciane! Pode ser normal sim, dependendo da forma de trabalho dela. Cada psicólogo tende a seguir uma abordagem que tem maneiras diferentes de conduzir as sessões. Você pode avaliar o quanto se sente confortável com esta ou aquela abordagem.

  8. Entendi, mais ou menos. Eu nunca fiz terapia, vou começar mas confesso q sem a minima vontade, porque li ali que a gente tem que procurar por um profissional, que a gente se sinta a vontade, mas como saber se vou me sentir a vontade, se não sei quem é? e como trabalha? Outro ponto: Minha história de vida!! é complicado falar sobre a nossa vida, muito intimo né? Enfim, gostei do texto

    1. Arlete,
      É bastante comum se sentir incomodada antes de iniciar uma terapia. E não tem muito jeito mesmo, só dá para saber se vamos nos sentir à vontade experimentando! E trocando de profissional caso você ache que não esteja te ajudando. Acredito que, quando encontramos a pessoa certa, a terapia pode ser uma experiência muito boa, que vale a pena buscar.

Deixe uma resposta